“CANDAL” - A PÉ PELOS CAMINHOS DO XISTO
11 de abril de 2014

O dia amanheceu solarengo contra as expetativas da meteorologia, favorecendo o ânimo dos alunos dos cursos Técnico de Restauração-variantes Restaurante/Bar e Cozinha/Pastelaria da EPFF que, movidos por uma enorme curiosidade, rumaram no dia 27 de março de 2014 à Lousã.

Cumprindo o roteiro previsto, no período da manhã, os alunos visitaram o Ecomuseu da Serra da Lousã - Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques, onde contataram com a evolução nos tempos de vários utensílios que marcam a tradição portuguesa e diferenciam a vida rural da vida urbana.

Após o almoço e passeio pela vila, foi tempo de satisfazer o momento mais pitoresco e aguardado da viagem: a visita a uma Aldeia de Xisto.
Candal, aninhada na Serra da Lousã, numa colina voltada a Sul e considerada a mais desenvolvida das aldeias serranas, parece parada no tempo, com os seus poucos habitantes e casas de xisto recuperadas ao abrigo de um programa de requalificação. Deste modo, os alunos com elevada expetativa e animação puderam explorar e conhecer uma realidade distinta da do seu dia-a-dia, realidade essa que se enquadra no tema Desequilíbrios Regionais, lecionado na disciplina de Área de Integração.
O percurso pedestre à Aldeia de Xisto, feito por caminhos ancestrais, permitiu aos alunos observar o património, as gentes e as tradi­ções capazes de os transportar para outros tempos, enriquecendo a sua aprendizagem fora do contexto de sala de aula.

Notícia Anterior (EPFF PARTICIPA NO CANGURU MATEMÁTICO SEM FRONTEIRAS 2014)