Alunos da EPFF visitam Soporcel e apreciam história do pastel de Tentúgal
3 de março de 2015

No âmbito da disciplina de Economia, os alunos do 1.º ano da Escola Profissional da Figueira da Foz (Curso Técnico de Restauração, variantes Restaurante-Bar e Cozinha-Pastelaria)

realizaram, na passada terça-feira, dia 24, uma visita de estudo ao Complexo Industrial do Grupo Portucel Soporcel, na Figueira da Foz, e à Pastelaria “O Afonso”, em Tentúgal.

À chegada à unidade industrial da Portucel Soporcel, os alunos foram recebidos e encaminhados para uma sessão de acolhimento onde foi feita a apresentação do Grupo, que corporiza uma das mais representativas presenças de Portugal no mundo, bem como a descrição, de forma simplificada, do complexo processo de produção que decorre nas instalações desta que é uma das mais eficientes unidades fabris de pasta e de papel da Europa. De seguida, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o complexo industrial, através de uma visita guiada, que lhes permitiu acompanhar as diversas etapas do processo produtivo, desde a formação da pilha de aparas de madeira, até ao corte e embalamento do papel, para posterior expedição. Os alunos mostraram-se sempre interessados, atentos e interventivos, ante uma realidade que, na sua maioria, não imaginavam existir por detrás de uma simples folha de papel.

Durante a tarde, as portas da Pastelaria “O Afonso” abriram-se, proporcionando aos alunos a oportunidade de assistirem ao tradicional processo de produção do Pastel de Tentúgal. Pela mão da Presidente da Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal, Olga Cavaleiro, os alunos presenciaram a delicada tarefa do esticar da massa e do dobrar do pastel, tendo, no final, a possibilidade de saborear esta iguaria única. A visita contou ainda com a ida ao Convento de Nossa Senhora do Carmo, no centro da vila, local onde as freiras da Ordem Carmelita iniciaram a confeção do pastel, em finais do século XIX.

Notícia Anterior (Curso Vocacional da EPFF “À descoberta dos recantos e encantos de Ílhavo e Aveiro”)