Página Inicial
Acesso Reservado
Contacte-nos
Inscrições Online
  
  
 Entrevista Igor Martins – aluno do Curso Técnico de Restauração, variante Restaurante-Bar
16 de abril de 2015

Igor Rafael da Cunha Martins é aluno da Escola Profissional da Figueira da Foz, tem 19 anos, e é finalista do Curso Técnico de Restauração, variante Restaurante-Bar. No futuro pretende trabalhar na área.

Restaurante-Bar é na EPFF - Qual o motivo que o levou a escolher um curso na área da restauração?

Igor Martins - Escolhi este curso porque, para além de ser um curso muito diversificado, é também uma área com uma elevada saída profissional. Deste modo, permite-nos um bom currículo e a garantia de um risonho futuro profissional.

Restaurante-Bar é na EPFF - O que mais gosta nesta área?

Igor Martins - Da parte de sala, o que não me impede de ir para trás de um bar, pois sinto-me apto a desempenhar, também, este serviço. Sinto-me especialmente confortável a servir os clientes e sinto-me plenamente realizado ao ver a felicidade das pessoas quando são servidas de forma agradável.

Restaurante-Bar é na EPFF - Que requisitos se afiguram necessários para trabalhar nesta área?

Igor Martins - Ter muitos conhecimentos técnicos e práticos, mas também simpatia, honestidade, um sorriso no rosto, e dominar, de forma satisfatória, as línguas, principalmente o Inglês.

Restaurante-Bar é na EPFF - Na EPFF há a existência de um Restaurante Pedagógico. Pronuncie-se relativamente à importância do mesmo no vosso percurso.

Igor Martins - O Restaurante Pedagógico é importante porque nos dá uma pequena noção daquilo que é o serviço de mesa e bar lá fora. Adquirimos com ele as noções e o treino que nos é indispensável para trabalharmos em qualquer local relacionado com a área da restauração.

Restaurante-Bar é na EPFF - Em que área mais específica das aulas práticas se sente mais à vontade?

Igor Martins - Na área do serviço de mesa, sem dúvida. Interagir com o cliente, saber agradar ao cliente e sentir a sua retribuição é uma sensação muito confortável.

Restaurante-Bar é na EPFF - Já alguma vez recebeu críticas de clientes? Por que razão? Como geriu essa situação?

Igor Martins - Não me recordo de alguma vez ter recebido críticas. Mas pela experiência que tenho de servir, por exemplo, em casamentos, existem pessoas que, por vezes, mais animadas devido ao ambiente de festa, fazem alguns distúrbios e é necessário agir de forma calma com as mesmas.

Restaurante-Bar é na EPFF - Enumere três atividades em que tenha estado envolvido durante o curso, e que lhe tenham dado particular prazer em participar.

Igor Martins - Servir no Casino Figueira, mais propriamente na Gala Sabores da Figueira, foi uma das atividades que não me sairá da memória. O concurso promovido pela Big Boss, algo inesquecível. E outra das atividades e saindo, agora, e um bocadinho do curso, o paintball, uma atividade dinamizada para toda a comunidade escolar.

Restaurante-Bar é na EPFF - Que mensagem deixaria a todos aqueles que pretendem enveredar pela área da restauração?

Igor Martins - Pessoal, optem por esta área e terão futuro garantido.

Restaurante-Bar é na EPFF - Gosta mais de elaborar um cocktail seguindo uma receita já existente, ou criando algo totalmente novo, seguindo as suas ideias?

Igor Martins - Gosto de ambos, mas criar algo totalmente novo é outra sensação e é um desafio maior.

Restaurante-Bar é na EPFF - Acha que o curso lhe permitirá adquirir as competências necessárias à entrada no mercado de trabalho?

Igor Martins - Sim, sem dúvidas que sim.

Restaurante-Bar é na EPFF - Onde irá ser o seu local de estágio? Foi por opção própria? E porquê?

Igor Martins - Irei realizar estágio nos Açores, em S. Miguel, no Hotel Açores Atlântico. Foi opção própria, aliás, a Escola dá-nos a oportunidade de escolhermos o nosso local de estágio, desde que tenhamos boas atitudes e um bom desempenho no Curso, e isso é um aspeto muito positivo. Escolhi os Açores porque, para além de ser um local calmo e onde predomina a natureza, foi lá que passei a minha infância e algo me diz que vai ser lá que vou conseguir subir na carreira.

Restaurante-Bar é na EPFF - Como é ser aluno da Escola Profissional da Figueira da Foz?

Igor Martins - Ser aluno da EPFF é esplendido. Esta escola dá-nos a oportunidade de estagiar onde queremos, tem professores e funcionários excelentes, mantemos toda uma boa relação. À saída do Curso, e com a formação que nos é ministrada, reunimos todas as condições necessárias à entrada no mercado de trabalho, ou seja, sentimo-nos aptos a encarar o mundo do trabalho na área que escolhemos. Não sentimos o tempo a passar… e por falar nisso… assim se passaram três anos!




Arquívo de Notícias
Notícia Anterior (EPFF lança concurso de cozinha)
    
© Escola Profissional da Figueira da Foz. Todos os direitos reservados. Condições de Utilização.
Tel: +351 233 428 926 | Fax: +351 233 412 285 | Email: geral@escolapff.pt | GPS: 40° 8'59.24"N - 8°50'40.98"W
Página Inicial |  Acesso Reservado |  Contactos |  Mapa do Site |  Ficha Técnica