A Escola Profissional da Figueira da Foz é consequência de um estudo efetuado pela autarquia por volta de 1990, no qual se concluiu que, sendo a Figueira da Foz uma cidade com características marcadamente viradas para o turismo, a qualificação dos meios humanos, nesta área, não era das melhores. Daí a criação, em Setembro de 1992, da Escola Profissional da Figueira da Foz, com aptidão para a formação nas áreas do Turismo e da Hotelaria, sob a promotoria da Câmara Municipal.
No mesmo estudo referia-se que "A formação profissional constitui um importante instrumento não apenas para apoio à dinamização e melhoria da qualidade das atividades económicas mais significativas da cidade/região, como para contribuir para a resolução de problemas de reconversão intersectorial de trabalhadores e para a inserção social de estratos de população mais desfavorecidos, em especial os jovens".
De então para cá, o Projeto Educativo da Escola mantém-se no essencial, tendo sido progressivamente enriquecido com o contributo, cada vez maior, das empresas e entidades que vão ficando cativadas para a utilidade da escola.