Background Image

EQAVET

O quadro de Referencia Europeu de Garantia de Qualidade para a Educação e Formação Profissional – EQAVET (European Quality Assurance Reference Framework for Vocational Education and Training) – é um instrumento adotado, pelos Estados-Membros da União Europeia que lhes permite documentar, desenvolver, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da oferta de Ensino e Formação Profissional (EFP) e a qualidade das práticas de gestão. Neste sentido:
- implica processos de monitorização regulares, envolvendo mecanismos de avaliação interna e externa, e relatórios de progresso;
- estabelece critérios de qualidade e descritores indicativos que sustentam a monitorização e a produção de relatórios por parte dos sistemas e dos operadores de Educação e Formação Profissional;
- evidencia a importância dos indicadores de qualidade que suportam a avaliação, monitorização e garantia da qualidade dos sistemas e dos operadores de Educação e Formação Profissional.
Assim, a partir do ano letivo 2018/2019, a Escola Profissional da Figueira da Foz começou a implementar um Sistema de Qualidade alinhado com o Quadro de Referência EQAVET, tendo como referência a nossa missão, visão e valores próprios, enquadrados no nosso Projeto Educativo.
Trata-se de um renovado compromisso com a Qualidade e da implementação de um sistema que passa pela atribuição de responsabilidades, a identificação e a caracterização dos stakeholders, a definição de um processo cíclico de melhoria contínua através dos indicadores selecionados e da utilização e publicitação dos resultados em cada fase do ciclo de qualidade: planeamento, implementação, avaliação e revisão.

DOCUMENTO BASE

Definição da missão, visão e valores da Escola Profissional da Figueira da Foz, bem como das opções a tomar no processo de alinhamento, no âmbito da implementação do Sistema de Garantia da Qualidade. Ênfase, ainda, na identificação de stakeholders e responsabilidades atribuídas no âmbito deste sistema, bem como definição de indicadores em uso, estratégia de monitorização e análise integrada de resultados.  

           

PLANO DE AÇÃO

Definição de ações, responsáveis pela implementação e monitorização do Sistema de Garantia da Qualidade, assim como, a calendarização, recursos necessários, potenciais parceiros e resultados esperados.

                 

RELATÓRIO DO OPERADOR

Divulgação dos resultados dos indicadores EQAVET e da aplicação do Ciclo da Qualidade, apresentando áreas de melhoria, com objetivos a alcançar, bem como, as formas previstas para avaliação e divulgação de resultados. Apresenta também o Plano de Melhoria e Fontes de Evidência do cumprimento dos critérios de conformidade EQAVET.          

© Copyright EPFF - Todos os direitos reservados